Unhas precisam respirar? Dermatologista explica se é mito ou verdade

postado em 28/09/2023

A dermatologista Michele Monteiro explica o que acontece com as unhas durante e entre a esmaltação e lista dicas essenciais para mantê-las saudáveis e bem cuidadas

Você já deu uma pausa entre uma esmaltação e outra porque ouviu dizer que a unha precisa de um período sem esmalte para “respirar”? O universo da beleza é rodeado de especulações, mitos e verdades sobre como devemos cuidar dos cabelos, pele e unhas e é comum ouvir por aí que precisamos dar um “respiro” para essa parte do corpo para mantê-la saudável, mas será que é verdade?

Michele Monteiro, dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desmistifica o assunto e explica que este mito popular não possui fundamento científico, no entanto, é necessário evitar o uso prolongado de esmaltes para evitar que as unhas quebrem, fiquem amareladas e até com fungos.

As unhas não precisam respirar, não precisam de oxigênio, portanto essa frase não deve ser levada em consideração. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que as unhas fiquem sem esmaltes por, pelo menos, uma semana por mês. E o que eu oriento às pacientes é retirar o esmalte de um a dois dias antes de fazer as unhas já que a maioria das mulheres não vai conseguir ficar uma semana sem pintas as unhas”, explica.

Por que é importante fazer pausa do esmalte e dos alongamentos?

 

A dermatologista explica que ficar com o esmalte por tempo prolongado pode levar ao ressecamento das unhas, o que causa fraqueza e quebra. “O que a gente precisa entender é que a unha consegue absorver água e tudo o que é colocado nela, ela vai absorver – tanto que existem hidratantes e medicamentos para a unha”, diz. Ela explica que, quando ficamos muito tempo com as mãos molhadas, sem esmalte, é possível perceber que a unha fica mais amolecida. O esmalte cria uma película sobre a unha que impede que ela absorva a água e consequentemente fique ressecada e quebradiça. “Por isso que é importante fazer uma hidratação das unhas depois de retirar o esmalte para que elas consigam recuperar o viço até a próxima esmaltação”, diz. A médica orienta ficar dois dias sem esmalte entre uma esmaltação e outra.

8 cuidados para manter as unhas saudáveis

 

1. Fazer pausas entre uma esmaltação e outra
A dermatologista recomenda fazer uma pausa de dois dicas entre cada esmaltação. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que as unhas fiquem sem esmaltes por, pelo menos, uma semana por mês”, destaca a Dra.

2. Hidratar as unhas após a esmaltação
O esmalte cria uma película que impede que a unha absorva água, portanto, opte por aplicar um hidratante nas unhas sempre que retirar o esmalte.

3. Evitar alongamentos
De acordo com a dermatologista, os alongamentos de unha duram mais do que o esmalte e criam uma película ainda mais resistente sobre a superfície da unha, impedindo que ela fique hidratada. A consequência são unhas quebradiças e maior risco de desenvolver infecções fúngicas.

4. Manter uma alimentação saudável
“As unhas são anexos cutâneos e, assim como a pele necessita de nutrientes, é importante manter uma alimentação saudável para que elas fiquem fortes e saudáveis”, diz a médica.

5. Evitar lixar a superfície da unha
É comum polir a superfície das unhas para deixá-las mais uniformes, no entanto, a dermatologista explica que a prática em excesso pode danificar a queratina e dei

6. Manter as unhas secas
“Pessoas que lavam muito as mãos ou que usam sapatos fechados e transpiram muito nos pés precisam sempre ter cuidado de manter esse ambiente o mais seco possível porque a umidade e o calor do nosso corpo favorecem a proliferação de microrganismos e, dessa forma, serão mais suscetíveis a infecções fúngicas e bacterianas”, explica a dermato.

7. Evitar retirar a cutícula em excesso
Segundo a dermatologista, o hábito de fazer as unhas na manicure pode ser mantido desde que a cutícula, que é a proteção da unha, não seja retirada em excesso. “Ela deve fazer uma limpeza, mas não deve retirar muito a cutícula porque ao retirar você deixa essa unha sem proteção e há um risco aumentado de infecções fúngicas ou bacterianas”, diz.

8. Prefira o formato arredondado
Para evitar que a unha quebre com facilidade, a dermatologista recomenda adotar unhas no formato arredondado: “Desta forma, você diminui muito a quebra das unhas. E nos pés o formato quadrado é ótimo para evitar a famosa unha encravada”.

Fonte: VOGUE

Últimas notícias

6 produtos de skincare para um nécessaire mais sustentável em 2024

11/04/2024

Saiba mais

Chip da beleza: saiba o que é implante condenado por entidades médicas

04/04/2024

Saiba mais

6 sabonetes faciais para peles sensíveis recomendados por dermatologistas

28/03/2024

Saiba mais
×

Agendamentos!

Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.

× Agende seu horário conosco!