Dormir com o cabelo molhado é realmente prejudicial? Especialistas esclarecem

postado em 18/07/2024

A última coisa que muitos de nós queremos fazer após um banho noturno é secar o cabelo. Mesmo que normalmente não seja uma tarefa trabalhosa, quando você está exausto, pegar o secador de cabelo não é tão atraente quanto se enfiar em uma cama confortável para um sono muito necessário – mesmo que seja com os fios ensopados. Mas quão ruim realmente é dormir com o cabelo molhado?

Todos nós já ouvimos as histórias de advertência sobre esse mau hábito de beleza e, infelizmente, estamos aqui para dizer que dormir com o cabelo molhado realmente traz problemas para os fios e o couro cabeludo. Superar o cansaço e secar completamente as mechas é simplesmente a melhor decisão a longo prazo, seja com a ajuda do secador ou ao ar livre. Aqui, especialistas compartilham as principais razões pelas quais você deve evitar essa atitude e o que fazer se realmente precisar fazer isso eventualmente.

Cabelos enfraquecidos

Os especialistas alertam que a principal razão para não dormir com o cabelo molhado é que isso pode contribuir para a quebra do fio. “As fibras molhadas são mais frágeis e só podem suportar uma certa quantidade de manipulação,” explica a tricologista Bridgette Hill, que completa: “A fricção criada entre o cabelo molhado e o tecido enquanto dormimos pode causar fissuras e rasgos, enfraquecendo-o”.

“O cabelo molhado tende a ser mais frágil porque a água quebra temporariamente as ligações de hidrogênio na estrutura proteica dos fios. Isso aumenta a elasticidade, o que pode tornar a haste mais propensa à quebra” acrescenta a dermatologista nova-iorquina Hadley King. Segundo a médica, isso é especialmente verdadeiro para tipos específicos de cabelo, como o liso e o ondulado. Com os cacheados e texturizados, ela diz que o aumento da elasticidade pode ter o efeito inverso e torná-lo menos propenso à quebra. “A estrutura do fio é ligeiramente mais fraca onde ele se dobra, enrola ou se curva. Quando estão úmidos, os formatos dos cachos amaciam, então há menos pontos de fraqueza.”

Microbioma desequilibrado

Um microbioma equilibrado do couro cabeludo é essencial para promover o crescimento saudável e manter a saúde geral do cabelo. Quando você dorme com os fios molhados, Hill diz que pode aumentar a quantidade de suor na cabeça. Isso, combinado com sebo, acúmulo de produtos e a fermentação natural das bactérias que compõem a região, pode desestabilizar o ambiente e prejudicar a saúde e a função dos folículos capilares.

Possibilidade de acne no couro cabeludo

Dormir com o cabelo molhado pode abafar a umidade no local e promover o crescimento de bactérias que causam acne no couro cabeludo. E, no pior cenário, a acne na região (além de ser dolorosa e incomodar) pode se transformar em infecções.

Crescimento de fungos e bactérias

Hadley King diz que dormir com o cabelo molhado cria um ambiente quente e úmido onde bactérias e fungos indesejados prosperam. Isso pode potencialmente levar a foliculite ou agravar a dermatite seborreica. Esse cenário é especialmente preocupante para aqueles que já lidam com caspa, psoríase e eczema, pois a umidade pode exacerbar esses problemas. Travesseiros ou roupas de cama úmidas também se tornam um terreno fértil para o mofo, o que leva a uma série de preocupações.

Vai precisar inevitavelmente dormir com o cabelo molhado? Confira algumas dicas para amenizar os danos

Se você já dormiu com o cabelo molhado após um banho noturno, não entre em pânico. A menos que você faça isso regularmente, explica a dermatologista Hadley King, seu cabelo e couro cabeludo devem ficar bem. “Se não se tornar um hábito frequente, não resultará em grandes danos”.

Para referência futura (porque a vida acontece e às vezes é inevitável), existem certas coisas que você pode fazer para minimizar os efeitos colaterais negativos dessa situação. Primeiro, considere onde você está dormindo. A médica recomenda usar produtos capilares que aumentem o deslizamento (como máscaras de hidratação noturnas) ou dormir em fronhas de cetim ou seda, para diminuir a fricção dos movimentos que ocorrem durante o sono.

Em seguida, considere estilizar seu cabelo de uma maneira que permita a circulação de oxigênio entre o couro cabeludo e os fios, e previna emaranhados e nós enquanto dorme. “Faça isso com as mechas úmidas, nunca encharcadas, e prepare-as com produtos nutritivos. Você pode enrolar o cabelo ao redor da cabeça e prender com grampos ou um lenço de seda se quiser mantê-lo liso na manhã seguinte”, aponta a tricologista Bridgette Hill.

Aqueles com cabelos cacheados ou crespos podem se beneficiar do “pineappling” (prender o cabelo no topo da cabeça), diz Hill, mas as opções são quase infinitas. “Torcer o cabelo em grandes seções, fazer cachos com grampos, tranças — você pode ser criativo. Mas evite rabos de cavalo”, finaliza Hill.

Fonte: VOGUE

Últimas notícias

Quando e como usar cada tipo de corretivo

28/11/2024

Saiba mais

Hit no verão europeu, as presilhas de flor prometem ser o acessório de beleza da temporada

21/11/2024

Saiba mais

Unhas decoradas em tom pastel: da francesinha ao degradê, essas nail arts vão te convencer a usar essas cores

14/11/2024

Saiba mais
×

Agendamentos!

Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.

× Agende seu horário conosco!