Como usar gua sha e rolinhos de jade: o guia definitivo, segundo experts

postado em 24/09/2024

Se você está procurando uma ferramenta de cuidados com a pele que reduza o inchaço do rosto, melhore o brilho e ajude a relaxar, experimente um rolo de jade. O uso é tão fácil que você pode se tornar um especialista em questão de minutos. Entretanto, não se trata de uma mera tendência. “Os rolos de jade podem parecer a última moda, mas, na verdade, são usados na medicina tradicional chinesa há séculos”, diz Gudrun Snyder, acupunturista e fundadora da Moon Rabbit Acupuncture, em Chicago. “Além de reduzir o inchaço do rosto, eles também melhoram a circulação sanguínea e aliviam a tensão facial e da mandíbula”, conta.

Nem todos os rolos de jade são realmente feitos de jade; hoje em dia, é possível encontrá-los feitos de quartzo rosa, obsidiana ou aço inoxidável. Independentemente do material escolhido, é importante seguir algumas dicas para maximizar os benefícios. Abaixo, o guia definitivo para o uso de massageadores faciais e rolinhos de jade, segundo especialistas.

O que é um rolo de jade?
“O uso de ferramentas de jade para promover saúde e beleza remonta à dinastia Qing”, diz Charlotte Yau, fundadora da Muihood, uma marca de cuidados com a pele baseada na medicina tradicional chinesa (MTC). Yau explica que a pedra preciosa é “valorizada há séculos por suas propriedades curativas e acredita-se que tenha qualidades de equilíbrio e proteção, tornando-se um material reverenciado na cultura chinesa.”

“Os rolos de jade são tipicamente usados no rosto, pescoço e peito”, diz Snyder. Por isso, muitos deles têm duas extremidades: “um lado com um rolo maior para áreas amplas, como peito, bochechas e testa, e o outro, menor, para áreas delicadas, como ao redor dos olhos e nariz”, explica ela.

Você pode ter visto rolos sendo usados com placas de gua sha, outra ferramenta de beleza com séculos de história. Então, qual é a diferença em forma e função? “Um rolo de jade é uma ferramenta manual com uma pedra lisa e rolante para uma massagem facial suave, enquanto uma ferramenta de gua sha é uma pedra plana usada para aplicar mais pressão, proporcionando uma massagem de tecidos mais profundos e esculpindo,” diz Stephanie Zheng, esteticista holística e fundadora da marca de beleza Mount Lai, inspirada na MTC. “São duas ferramentas muito diferentes, mas ambas são baseadas na medicina tradicional chinesa e oferecem resultados incríveis.”

Snyder explica que as placas de gua sha podem ter bordas lisas ou serrilhadas e são feitas com uma variedade de perfis de bordas para atingir diferentes áreas do rosto. Yau também gosta de colheres de gua sha, que têm uma borda plana e ponta arredondada para acupressão.

Se você não consegue decidir qual é a certa para você, Snyder diz que a escolha depende da preferência pessoal. Você também pode usá-las juntas para obter benefícios duplos. “Eu gosto de incorporar ambas as ferramentas na minha rotina de cuidados com a pele e usá-las dependendo dos resultados que estou buscando: rolo de jade para acalmar e reduzir o inchaço; gua sha para alívio de tensão e esculpir.”

Benefícios do uso de um rolo de jade
Os fãs de rolos de jade dizem que essas ferramentas podem fazer de tudo, desde firmar a pele até melhorar a absorção de séruns. Dermatologistas alertam que nem todos esses benefícios têm comprovação científica robusta, entretanto.

“Os rolos de jade podem oferecer vários benefícios para a pele, embora seja importante notar que as evidências científicas por trás de alguns dos benefícios sejam limitadas”, diz Claire Chang, dermatologista certificada pela UnionDerm, em Nova York. “Não há evidências fortes para sugerir que os rolos de jade tenham um benefício a longo prazo na melhoria da firmeza ou elasticidade da pele ou que possam melhorar a absorção de produtos.”

Veja o que você pode esperar ao incluir as massagens faciais na rotina:

Drenagem linfática e redução do inchaço
“Os rolos de jade aplicam uma leve pressão para massagear o rosto e podem ajudar a melhorar a drenagem linfática de fluidos e inchaço,” diz a Dra. Chang. “Isso pode ser benéfico em áreas que tendem a inchar mais, como as olheiras.” Zheng também diz que a rolagem de jade pode ajudar a “reduzir o inchaço do rosto” por meio da drenagem linfática.

Refrescância na pele
“Os rolos de jade também têm um efeito refrescante na pele, o que pode ser calmante e ajudar a reduzir o inchaço,” diz a Dra. Chang. Snyder adora a sensação de frescor, que, segundo ela, pode ajudar a reduzir ainda mais o inchaço e a inflamação.

Aumento da circulação local e o viço
Se você notar que sua pele parece mais radiante após uma sessão de rolagem de jade, é porque a massagem ajudou a aumentar a circulação. “Os rolos de jade podem melhorar a circulação sanguínea na área, o que pode dar à pele uma aparência mais vibrante,” explica a Dra. Chang.

Sensação de bem-estar
Tanto Zheng quanto Snyder adoram o ritual de rolar o jade, que obriga você a desacelerar e relaxar. Zheng diz que a prática pode ajudar a “aliviar a tensão facial e da mandíbula.” A Dra. Chang também lista o alívio da tensão entre os benefícios da rolagem de jade, embora ela adicione que esses são “benefícios psicológicos de relaxamento” e, portanto, mais um “benefício subjetivo.”

Como usar rolinhos de jade (e outros rollers faciais)
Para aproveitar ao máximo seu rolo de jade, é importante rolar certas áreas do rosto antes de outras para maximizar a drenagem linfática. Siga o guia passo a passo abaixo se você for iniciante.

Lave o rosto e aplique uma camada de sérum ou hidratante antes de começar a rolar.
Segundo Snyder, você deve sempre começar rolando o pescoço (antes do rosto) para que a linfa do rosto possa drenar corretamente.
Agora você pode começar a rolar o rosto. Zheng recomenda começar pelo meio do rosto e rolar para fora, em direção às bochechas.
Em seguida, vá para as sobrancelhas e role para cima, sobre a testa.
Para a área dos olhos, a Dra. Chang recomenda usar a extremidade menor do rolo de jade e rolar suavemente do canto interno do olho para fora.
Role novamente abaixo do lábio inferior, rolando para baixo sobre o queixo.
Se você estiver usando um rolo com duas extremidades, use a extremidade menor para áreas mais delicadas e mude para a extremidade maior para superfícies mais amplas.
Para um resfriamento extra e redução de inchaço, a Dra. Chang recomenda guardar o rolo na geladeira antes de usar.
Erros ao usar o rolo de jade
A boa notícia: os rolos de jade são ferramentas de beleza bastante fáceis de usar. Apenas tenha em mente esses erros comuns antes de começar.

Rolar em direções diferentes
Zheng recomenda sempre rolar em uma única direção. Se você não fizer isso, não estará obtendo os benefícios da drenagem linfática. “A ideia é rolar para fora e para longe do centro do rosto, em vez de rolar a ferramenta para frente e para trás,” ela diz. “O objetivo é guiar o excesso de fluido para fora do rosto, em vez de empurrá-lo para frente e para trás.”

Usar muita pressão
“Aplique uma pressão suave ao usar seu rolo de jade, especialmente sobre pele irritada ou pontos de acne ativa,” adverte a Dra. Chang. “Pressionar muito pode irritar ou inflamar ainda mais a pele.” Segundo Snyder, usar muita força pode, às vezes, “causar danos aos delicados capilares do rosto e resultar em hematomas.”

Fazer uso na pele seca
Embora não seja absolutamente necessário, a Dra. Chang diz que aplicar um óleo facial ou sérum pode ajudar seu rolo de jade a deslizar com menos atrito. Snyder também diz que é inteligente adicionar uma camada de sérum ou hidratante para melhorar a experiência.

Não rolar o pescoço primeiro
“Lembre-se de rolar o pescoço,” diz Snyder, que afirma que rolar apenas o rosto não será eficaz para drenar o excesso de fluido.

Não manter o rolo de jade limpo
“Sempre comece com um rolo de jade limpo e um rosto limpo,” diz a Dra. Chang. Snyder concorda: “Lembre-se de que o jade é uma pedra semiporosa. Isso significa que tudo o que você usa com ele ao longo do tempo será absorvido, por isso você deve sempre limpar seu rolo após cada uso para evitar o acúmulo de bactérias. Você pode fazer isso com sabão e água ou com álcool.”

Como escolher o rolo de jade certo
Assim como escolher entre rolos de jade e placas de gua sha, escolher o melhor rolo de jade para você depende da preferência pessoal. Snyder tem algumas dicas para iniciantes. Se você quiser jade verdadeiro, a cor pode variar “de verde pálido a verde escuro,” mas muitos dos rolos de jade verdes no mercado são, na verdade, feitos de mármore.

“A melhor maneira de ter certeza de que você está recebendo jade verdadeiro é seguir a regra simples: você recebe o que paga. Se o negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é, e você provavelmente está comprando uma imitação.” Isso não quer dizer que os rolos de mármore sejam ruins; eles simplesmente não virão com as propriedades adicionais associadas ao jade.

Snyder também aconselha a considerar que tipo de design de rolo você deseja. “Existem rolos de dois lados, rolos com textura e rolos lisos,” ela diz. O jade liso oferece uma experiência refrescante, rolos texturizados podem proporcionar um leve efeito esfoliante, e rolos de duas extremidades são ótimos para atingir diferentes áreas.

Fonte: Glamour

Últimas notícias

Usar alho cru na pele ajuda a tratar a acne?

10/10/2024

Saiba mais

Corte pixie é tendência atemporal!

03/10/2024

Saiba mais

7 ideias de maquiagens coloridas para looks festivos o ano todo

26/09/2024

Saiba mais
×

Agendamentos!

Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.

× Agende seu horário conosco!