Aqui está o melhor jeito de usar condicionador no cabelo, de acordo com especialistas

postado em 23/11/2023

Lavar o cabelo pode parecer bastante simples, mas não saber como usar condicionador é um dos erros mais comuns no cuidado capilar que você pode cometer, de acordo com cabeleireiros. O condicionador não é meio óbvio? Bem, na verdade não é, já que vários dos principais cabeleireiros de todo o país citam a aplicação inadequada dele como o maior erro cometido por seus clientes no cuidado com os cabelos.

Primeiro ponto: sim, você realmente deve condicionar regularmente o seu cabelo, portanto, certifique-se de não pular essa etapa após o shampoo. “Eu nunca pularia o condicionador ao lavar o meu cabelo”, diz Jenna Spino, cabeleireira do Maxine Salon em Chicago. “Muitas pessoas pensam que o condicionador deixará o cabelo sem volume, mas mesmo aquelas com cabelo fino precisam de uma pequena dose, mesmo que seja apenas nas pontas.”

Na verdade, o condicionador ajuda a restaurar o seu cabelo após a limpeza. “O shampoo remove a gordura e a sujeira, mas também retira os óleos naturais do cabelo que o mantêm hidratado”, diz Spino. Continue lendo para saber exatamente como (e onde) usar o condicionador no banho.

Tire o excesso de água do cabelo antes de aplicar o condicionador

Um grande erro ao condicionar é usar o produto em cabelos ainda muito molhados. “Outro erro no cuidado capilar é aplicar o condicionador nos comprimentos do cabelo sem antes espremer a água”, diz o cabeleireiro e embaixador global da L’Oréal Professionnel, Min Kim. “O cabelo é uma fibra; espremer o excesso de água antes de aplicar o condicionador permite que ele penetre em vez de escorrer pelo cabelo saturado de água.”

Tradução? Assim como com uma esponja – ou beauty blender -, seu cabelo não absorverá adequadamente o que está sendo aplicado se ainda estiver encharcado.

Aplique o condicionador no meio e nas pontas

Agora, em relação à técnica: depois de espremer o cabelo, certifique-se de não aplicar condicionador nas raízes, mas sim concentrar-se no meio e nas pontas. “Aplicar nas raízes é desnecessário, já que se trata de cabelos mais novos que não precisam de condicionamento, a menos que seja naturalmente encaracolado, e pode deixar o cabelo sem volume, especialmente se for fino”, explica Kim.

O cabeleireiro de celebridades Marc Mena concorda, compartilhando que o acúmulo de condicionador não é bom para o contato direto com a pele. “Ele deixa o cabelo e o couro cabeludo oleosos e, digamos que você esteja usando um condicionador com silicone, ele começa a escorrer para a pele, entope os poros e pode causar espinhas nas costas e na pele”, diz ele. “E, depois de um tempo, o uso excessivo de condicionador no couro cabeludo aumenta o acúmulo, entope os folículos capilares e pode causar a queda de cabelo.”

Isso é especialmente importante de se seguir se o seu cabelo for naturalmente fino ou sem volume, acrescenta Dan Williams, cabeleireiro da cidade de Nova York. “Isso só fará com que o cabelo fique sem volume e oleoso“, diz ele. Portanto, se você está procurando volume, evite as raízes a todo custo.

Enxágue todo o produto

Nesse sentido, outro erro comum é não enxaguar bem o condicionador quando você terminar. “Certifique-se de enxaguar bem”, diz Spino; caso contrário, seu cabelo pode secar com uma sensação de oleosidade e sem volume. Uma boa maneira de medir se o produto foi removido do seu cabelo é quando a textura escorregadia do condicionador desapareceu completamente.

O condicionador no banho nem sempre é suficiente

Às vezes, o produto que você usa no chuveiro não é suficiente para manter o seu cabelo adequadamente hidratado. “Acho que os condicionadores leave-in são frequentemente esquecidos”, diz Bronwen Robinson, hair stylist sênior do Suite Caroline Salon em Nova York. “Os condicionadores tradicionais e as máscaras capilares são ótimos e adicionam umidade e proteção para o cabelo; no entanto, grande parte disso ainda é enxaguada no chuveiro. Os condicionadores leave-in vêm em forma de spray, loção, soro ou creme para atender às necessidades de diferentes texturas.”

Uma boa regra geral para encontrar o melhor produto para você? “Geralmente, os sprays são bons para cabelos mais finos, os cremes e loções são bons para texturas médias a grossas, e os soros podem precisar ser testados”, diz Robinson. “Experimente para ver o que se adequa à textura. Os leave-ins podem proteger o cabelo do calor e dos danos ambientais. Eles adicionam a umidade tão necessária, que reduz o frizz e pode selar a cutícula para ajudar o cabelo a parecer brilhante, mais forte e evitar que menos moléculas de cor escapem.”

Use produtos de alta qualidade

Por fim, a qualidade do seu condicionador também importa. “Use os xampus e condicionadores recomendados pelo seu colorista”, diz Robinson. “É uma pena gastar dinheiro para obter tons e aplicação de cor lindos e não gastar dinheiro para preservar o trabalho com produtos projetados para isso.”

Fonte: Glamour

Últimas notícias

Como usar lápis coloridos para realçar a cor dos olhos

11/07/2024

Saiba mais

Essas são as 10 nail arts mais inusitadas que você vai ver hoje

04/07/2024

Saiba mais

"Blonzer" é a tendência de blush que vamos querer usar em 2024

27/06/2024

Saiba mais
×

Agendamentos!

Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.

× Agende seu horário conosco!