6 tendências para a indústria de beleza até 2025

postado em 02/01/2025

A WGSN mapeou 6 tendências para a indústria de beleza até 2025. A empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de tendências de consumo, realizou pesquisa a partir de um panorama de transformações ambientais, políticas e tecnológicas pelas quais a sociedade está passando.

Compreender esse momento de transição é fundamental para se conectar com o presente, estar à frente das demandas do mercado e se manter sustentável no futuro. Veja as tendências analisadas pela curadoria.

Tendência 01: habilidades flexíveis

Para a WGSN, beleza não é um conceito fixo. Pelo contrário, ela está fortemente ligada ao contexto e é construída por aspectos culturais. É por conta dessas mudanças que, no período em que vivemos hoje, a beleza está diretamente relacionada aos cuidados com a saúde.

A tendência de habilidades flexíveis é exatamente sobre isso. De acordo com a WGSN, entramos na era da ‘beleza emocional’, que significa dizer que há uma correlação entre a saúde mental e o corpo, onde fatores emocionais interferem diretamente na pele e nos cabelos, por exemplo.

Nessa previsão, os produtos de beleza devem ser desenvolvidos para colaborar e melhorar esses problemas, com tecnologia de ponta. E as marcas já estão de olho nessa movimentação. É o caso da Tatcha, marca japonesa que criou produtos com fórmulas relaxantes em sua composição, e da Faace, que desenvolveu um hidratante que reduz os efeitos de estresse na pele em até duas horas.

Tendência 02: realidades sobrepostas

A criatividade é um recurso humano ilimitado que, aliado à tecnologia, se torna ainda mais potente e capaz de gerar mudanças. Por isso mesmo, está entre as principais tendências para a indústria de beleza.

O tema de realidades sobrepostas mostra que, quanto mais esses dois aspectos se relacionam, mais os segmentos de mercado se diversificam e se capilarizam. Dessa forma, novos públicos surgem e, com eles, novas necessidades e desejos de consumo também.

Não por menos, estaremos cada vez mais diante de um mercado de beleza nichado, que busca em soluções criativas e inovadoras uma forma de atender consumidores com demandas latentes e específicas.

É o caso, por exemplo, de pessoas trans que, após passarem por processos hormonais que modificam seus corpos, podem necessitar de produtos de beleza que atendam às suas transformações.

Portanto, essa tendência para a indústria de beleza aponta para um desafio e um dever de se atentar aos diversos nichos, desejos e necessidades de consumo de seus públicos. Buscar entender sobre diversidade, questões de gênero, raça e etnia é fundamental para sobreviver já no curto prazo.

Tendência 03: recursos repensados

O cuidado com o meio ambiente já deixou de ser uma das tendências para a indústria de beleza há muito tempo e passou a ser palavra de ordem na fabricação têxtil, de alimentos, da beleza, entre outros.

Desenvolver produtos aliados a práticas que colaborem para a redução do aquecimento global e do desperdício de resíduos são práticas que devem ser incorporadas à cadeia de produção, desde a coleta da matéria-prima na natureza até a entrega final.

O desenvolvimento de produtos naturais, orgânicos e/ou veganos não devem ser vistos como uma moda passageira e, sim, como uma atitude de uma indústria em prol da sustentabilidade ambiental e social. Por isso, é preciso ir além das embalagens em refil ou produtos recicláveis e pensar em insumos que gastem menos recursos, durem mais e gerem menos desperdícios.

Tendência 04: otimismo urgente

Repensar o uso de recursos naturais e incorporar algumas transformações ambientais em seus processos é necessário, mas não são iniciativas suficientes para a indústria da beleza se dizer “sustentável”.

Práticas assim podem ser vistas como greenwashing, que consiste em fazer algumas adaptações para a sustentabilidade, mas sem repensar o negócio como um todo, de modo a causar impactos sociais, econômicos e ambientais potencialmente nocivos.

Dessa forma, a tendência de otimismo urgente vem para agregar à tendência anterior uma visão ativista, onde somente fazer as adaptações não bastam. É preciso ir além, lutar em prol de causas sociais e ambientais que influenciem as pessoas e gerem transformações significativas.

Tendência 05: modo preservação

Mesmo que se repense o uso de matérias-primas e que a luta pelas causas em prol dessas mudanças sejam necessárias, ainda assim é preciso pensar que os recursos são esgotáveis. Por isso, o modo preservação está entre as principais tendências para a indústria de beleza até 2025.

O modo preservação, portanto, é uma tendência que aponta para a necessidade de buscar novas soluções aliadas ao uso da tecnologia, já que os recursos para a produção de bens de consumo são finitos.
É o caso de se pensar em inteligência artificial aplicada a cosméticos, tecnologias de ponta para produtos com tratamento anti-idade e produtos híbridos que podem ser usados para mais de um fim.

Tendência 06: imaginação estratégica

Já deu pra notar que todas as tendências para a indústria de beleza estão ligadas, de alguma forma, a temas essenciais como tecnologia, sustentabilidade e criatividade. Na imaginação estratégica, a WGSN volta-se novamente à essa última como um fator competitivo e estratégico.

Se as marcas devem repensar o uso de recursos e aliar tecnologia a seus processos para se tornarem mais responsáveis social e ambientalmente, elas também devem utilizar a criatividade como um recurso para comunicar isso de forma diferenciada no mercado. Assim, atrairão um público mais atento e fiel.

Com essas tendências para a indústria de beleza, fica evidente que o próximo passo envolve investir  em conhecimento, pesquisas e adaptações sustentáveis. Nesse cenário, as marcas estarão mais conectadas com as necessidades do momento. Buscar esse entendimento é essencial para a sobrevivência no futuro que, na verdade, já está muito próximo.

Fonte: Beauty Fair

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