postado em 22/08/2024
As escovas de cabelo são itens essenciais no dia a dia para desembaraçar, estilizar e até mesmo para ajudar a distribuir óleos naturais no couro cabeludo na hora de fazer a umectação. No entanto, muitos esquecem que as escovas de cabelo também necessitam de cuidados e manutenção regularmente.
Usar uma escova suja pode ter consequências para a saúde capilar e do couro cabeludo. Segundo o médico tricologista Julio Pierezan, o acúmulo de resíduos pode ser o ponto inicial para agravar infecções. “Produtos, oleosidade e células mortas acabam criando um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias. Isso pode levar a problemas como caspa e dermatite seborréica. Por isso, entender como e com que frequência limpar suas escovas é fundamental para manter os cabelos bonitos e saudáveis“, diz.
Wesley Nóbrega, hairstylist do Amê Concept, destaca que resíduos químicos nas cerdas podem alterar a cor e textura dos fios, além de causar problemas no couro cabeludo, como caspa e queda.
A limpeza das escovas de cabelo devem variar entre uma frequência semanal ou quinzenal, segundo a médica dermatologista Bruna Vallcorba. “Para quem usa muitos produtos como gel e spray, a limpeza semanal é crucial, mas para uso diário comum, a cada duas semanas pode ser suficiente”, diz.
Bruna Vallcorba finaliza o passo a passo enfatizando a importância de deixar a escova secar naturalmente, preferencialmente com as cerdas viradas para baixo em uma toalha. Para escovas elétricas, a médica aconselha retirar o excesso de fios diariamente.
Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.