15 dúvidas sobre lavagem dos cabelos

postado em 05/09/2022

Parece um passo simples e básico da rotina de beleza, mas precisa ser feito do jeito certo porque é ele que garante couro cabeludo saudável e fios, idem. Tem dúvidas de lavagem de cabelo? Vem solucionar todas elas a seguir.

1. Fui à academia e suei. Preciso lavar o cabelo?
Boas notícias: “Não precisa lavar se isso não for um incômodo para você, já que não é exatamente o suor que faz mal ao cabelo e sim a umidade que ele gera”, fala a dermatologista Fernanda Porphirio, de São Paulo. É possível simplesmente deixar o suor secar e deixar para lavar mais tarde.

“Entretanto, o suor pode causar e até mesmo piorar a oleosidade se você já apresenta essa característica”, diz a dermato. Além disso, é importante entender que o suor é um meio importante do corpo remover toxinas do nosso sistema. “Algumas substâncias eliminadas junto com água e sais minerais (composição básica do suor) podem alterar o ph local e deixar resíduos”, diz o dermatologista Felipe Chediek, pós-graduado em tricologia e terapia capilar.

2. Lavar o cabelo antes de dormir, pode?
Pode. Lavar o cabelo antes de dormir não é um problema. A questão é que você precisa secá-lo. “O ambiente quente e úmido é propício para a proliferação de fungos que podem causar caspa e até queda de cabelo”, avisa a dermatologista Adriana Salgado, de São Paulo. Fora que ao deitar no travesseiro temos o atrito e fricção, além de um abafamento da área, o que também prejudica os fios, que já ficam mais sensíveis quando molhados. Não tem um horário ideal para a lavagem porque isso vai variar de acordo com cada cabelo. “Se o cabelo é curto ele obviamente seca mais rápido, se for um cabelo longo o ideal é utilizar até secador para acelerar esse processo”, diz Fernanda.

3. Lavar os cabelos todos os dias faz com que a sua raiz apodreça?
Não! “O ideal é que você lave os cabelos dia sim, dia não, para não tirar deles todo manto hidrolipídico, que protege a fibra capilar”, explica Adriana. “Porém, a água não entra na raiz dos cabelos, portanto não pode apodrecê-la”, continua. Inclusive, lavar o cabelo todo dia é uma das indicações para manter a saúde do couro cabeludo e prevenir a queda de cabelo. Em tempo: o que causa dano à raiz capilar é você deixar esse cabelo úmido por um tempo prolongado.

4. Tanto faz usar água fria ou quente?
Não. O ideal é a temperatura ambiente, de 22 graus, o que é considerado frio pelo corpo. “É a água quente deixa os fios mais opacos, porque elimina a camada de proteção da fibra capilar, composta de lipídeos”, fala Adriana. Fazer o esforço de usar a água mais fria no chuveiro traz mais um benefício: diminui o frizz. “Vale finalizar a lavagem com jato de água fria para selar as cutículas”, sugere Fernanda.

5. Quanto mais demorado o banho, melhor para os cabelos?
O ideal é que você fique 3 minutos sob a água. “Após esse tempo, os cabelos começam a absorver a água e ficam frágeis”, avisa a dermatologista Luciana Caldas, de São Paulo.

6. O cabelo precisa estar molhado para receber o shampoo?
“Pense no shampoo como um detergente. Para lavar a panela da sua casa e retirar aquela gordura que ficou nela você usaria apenas o detergente? É preciso a água junto para uma limpeza adequada”, exemplifica Felipe. O ideal é que seu cabelo esteja molhado!

7. E precisa estar menos úmido para receber o condicionador?
Para receber o condicionador também é importante que esse cabelo esteja úmido pois é o contato com a água e essa umidade que vai fazer com que as cutículas capilares estejam mais abertas e propensas a receber os ativos. Mas não encharcado, ok?

8. Onde a gente deve aplicar o shampoo? E o condicionador?
“O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo e massageado para facilitar a remoção da oleosidade e da sujidades com processo mecânico inclusive”, ensina Fernanda. Já o condicionador deve ser aplicado nos fios para deixá-los mais sedosos e macios. “Pense no shampoo como um fator de higiene, de limpar o couro cabeludo. O foco da aplicação do mesmo é na pele, logo na raiz. Deixe agir por 3 a 5 min e depois ao enxaguar ele vai escorrendo ao longo dos fios. Já o condicionador o foco é aplicar na haste, ou seja, nos fios, não no couro cabeludo. Foque mais da metade para baixo dos fios”, fala Felipe.

9. Precisa usar sempre shampoo e condicionador? Eles devem ser da mesma linha?
O shampoo deve ser utilizado sempre porque é com ele que a vamos remover detritos, oleosidade e sujidades do couro cabeludo. Já o condicionador deve ser aplicado de acordo com a necessidade de cada um. Não é obrigatório utilizar produtos da mesma linha mas geralmente produtos da mesma linha são desenhados para ter uma ação complementar e isso pode fazer com que os resultados em termos de tratamento, reconstrução e hidratação sejam melhores.

10. Precisa passar o shampoo duas vezes mesmo?
A dupla lavagem pode ser realizada mas ela não é obrigatória nem necessária para todo mundo. Ela pode ser feita quando houver excesso de sujidades, excesso de oleosidade e você perceber que há necessidade de lavagem mais intensa. “Pode também ser indicada quando houver necessidade de utilização de shampoos específicos para tratar determinadas patologias. Então, é possível usar um shampoo de tratamento e em seguida um de limpeza com características cosméticas mais agradáveis”, fala Fernanda.

11. Pode aplicar o shampoo diretamente nos fios?
O ideal é aplicar o shampoo no couro cabeludo porque é ali que ele vai agir removendo detritos e oleosidade. “Ele pode ser passado sobre os fios durante a lavagem, mas não há necessidade de fricção para que não haja dano nas fibras capilares”, diz Fernanda.

12. A gente deve esfregar bem o couro cabeludo no chuveiro?
Sim. Mas nada de colocar muita força. Massageie gentilmente o couro cabeludo durante a lavagem vai ajudar no processo de remoção dos detritos dessa região. “Esfregar demais pode gerar mais quebra dos fios”, alerta Felipe.

13. Precisa mesmo enxaguar totalmente os fios?
Deixar resíduos de produtos –shampoo ou condicionador nos fios– pode roubar o brilho e a maciez.

14. Lavar o cabelo todo dia evita a queda?
Lavar o cabelo todo dia não tem relação com queda. Nem no sentido de evitar nem de causar essa queda. Já manter o cabelo limpo, sem acúmulo de resíduos, e de oleosidade, isso sim pode evitar a queda pois um couro cabeludo doente, descamativo pode piorar e até mesmo ser uma causa de queda capilar. Toda queda capilar deve ser investigada.

15. Quem tem o cabelo tinto deve maneirar na frequência de lavagem?
Vai depender do tipo da tintura. tinturas permanentes ficam depositadas na parte mais interna da fibra capilar então a ação da lavagem sobre esse cabelo não vai interferir tanto na remoção da tinta já que o pigmento está bem na profundidade do fio. Já as tinturas semi permanentes ficam mais superficiais e a cada lavagem com abertura das cutículas essa tinta vai sendo removida do cabelo, seu depósito não é tão profundo o que faz com que a lavagem consiga remover o pigmento mais facilmente.

Obs: nos casos de descoloração a lavagem também não vai interferir na cor pois durante esse processo há remoção do pigmento que da cor ao cabelo.

Fonte: UOL

Últimas notícias

6 produtos de skincare para um nécessaire mais sustentável em 2024

11/04/2024

Saiba mais

Chip da beleza: saiba o que é implante condenado por entidades médicas

04/04/2024

Saiba mais

6 sabonetes faciais para peles sensíveis recomendados por dermatologistas

28/03/2024

Saiba mais
×

Agendamentos!

Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.

× Agende seu horário conosco!